Para compras acima de R$300 o frete é cortesia da Nonna! Válido para toda São Paulo
Frete grátis Compras acima de R$300
A dieta low carb já faz parte da vida de muitas pessoas que visam mais qualidade de vida e saúde. Assim, se é isso que você busca, entenda aqui o conceito desse estilo de alimentação, em especial, os benefícios que ela garante.
De maneira resumida, quem adere a essa mudança nos hábitos alimentares passa a consumir itens ricos em proteínas, fibras e as chamadas gorduras boas. Portanto, o que é bem reduzido é a quantidade de carboidratos, para saber mais, continue lendo a seguir.
“Low” significa baixo em inglês e “carb”, é a abreviatura de carboidrato, logo, já no nome fica claro o objetivo desta dieta.
Vale destacar que ela não exclui de vez este macronutriente da rotina alimentar, isto é, apenas reduz o seu consumo. Além disso, prioriza outros nutrientes essenciais como:
O low carb é um estilo alimentar menos restritivo do que a antiga dieta das proteínas, que na verdade, nem era tão saudável assim por ser tão rigorosa, o que afetava a saúde da pessoa. Então, para saber os reais benefícios da dieta de baixo carboidrato, veja a seguir.
Entenda que antes de ser quebrado, todo carboidrato se transforma em açúcar. Dessa forma, o mesmo vai direto para o sangue.
Com isso, a taxa de açúcar sobe, como resultado, o pâncreas produz a insulina, a fim de dar mais equilíbrio ao organismo.
Só que quando esses aumentos são constantes, o corpo passa a resistir ao hormônio criado por esse órgão. Como consequência, a pessoa acaba tendo uma doença crônica, tornando-se diabético.
Quando o indivíduo adota o low carb, prioriza alimentos com menos açúcar, as taxas ficam normais e não sofrem alterações. Por isso, o pâncreas produz a insulina e o organismo continua aceitando bem.
Os nutrientes mais consumidos nesta dieta, ou seja, fibras, proteínas e gorduras boas, causam esse efeito. Então, a pessoa evita comer de modo exagerado, o que ajuda no emagrecimento, como você vai ver no tópico a seguir.
Com o low carb, isto é, menor ingestão de carboidrato, ocorre um processo no organismo chamado de cetose. Dessa maneira, a gordura começa a queimar de forma mais rápida, a fim de ser usada como fonte de energia.
Dito isso, mais a sensação de saciedade, o que faz a pessoa comer menos, o resultado é a perda de peso.
De acordo com algumas pesquisas, ingerir as chamadas gorduras boas, mantém o equilíbrio nos níveis de colesterol e ainda aumenta o HDL.
Com isso, a taxa de triglicerídeos diminui, o que representa menos risco de a pessoa sofrer de problemas relacionados ao coração.
Seja com a dieta low carb ou com qualquer outra, o essencial é balancear tudo. Então, investir em um plano alimentar é garantia de mais saúde e bem-estar. Também vale destacar que isso não significa cortar certos alimentos de vez.
O corpo precisa de todos os tipos de nutrientes, só que alguns precisam de uma ingestão mais controlada.
Em resumo: coma bem e de forma equilibrada, faça exercícios físicos, a fim de ter mais qualidade de vida.